Friday, May 12, 2006

POPULAÇÃO RETOMA PROTESTOS EM PINHAL DOS FRADES E FLÔR DA MATA













Imagem/Clique - Artigo de Claudia Veloso , recorte cedido por www.a-sul.blogspot.com : (Publicado em Janeiro 2005)

At Seixal Cityzens are not informed about important projects and evironmental protection of some sensitive areas are not take seriously.

Seria normal num qualquer país da Europa considerar uma Câmara Municipal uma pessoa de bem.É normal na Europa civilizada confiar nas entidades oficiais na defesa intransigente dos interesses das populações contra interesses privados.

É ainda ideia em Portugal que os Municipios são pessoas de bem, mas a cada dia que passa e apesar de ser mais dificil tirar do poder um presidente de câmara que um primeiro ministro, começa a ser volumoso o numero de autarcas envolvidos em processos judiciais.

No entanto no Seixal acontecem coisas deveras caricatas. Em 1991 com o Plano Director Municipal foi a àrea do concelho dividida segundo as valência mais adaptadas a cada situação e criadas àreas de protecção ambiental. Se nos dez anos de vigência do PDM se cometeram barbaridades arquitectonicas ao nivel da volumetria e densificação (S.Marta do Pinhal) , ao nivel do erro de planeamento (Bairro Social da Cucena /construido em terreno Industrial) ou ao nivel do equilibrio e ordenamento (sobreposição de zonas industriais entre zonas habitacionais apesar da criação do Parque Industrial do Seixal) foi também invertida a politica de protecção ambiental , veja-se o caso apresentado ontem com o Centro de Estágio do Benfica, ou o ex libris que neste concelho é a floresta da Flor da Mata, considerada em 1991 uma zona verde a preservar atodo o custo (Interdita a construção, reflorestação obrigatória, reconhecimento da valia ambiental) e agora pretender betonizar toda a àrea à imagem das zonas mais densificadas do concelho, não ligando a volumetrias ou ás caracteristicas de toda a zona , habitação unifamiliar.

Em 2000 a população opôs-se a este projecto que conheceu de surpresa. Quando regressavam de férias em pleno Verão descobriram que em estado avançado estava na mesa um projecto de densificação urbana que destruiria aquela floresta protegida. A população organizou-se e lutou com as armas que tinha para impedir aquele erro, foram entretanto detectados outros "erros",estes processuais e graves...em todo o dossier...O projecto que teve larga exposição mediática adormeceu, quatro anos depois quando os cidadãos pensando teren sido levados a sério com um abaixo assinado que reuniu 4000 assinaturas e com expressões várias da sua vontade, eis que surge a noticia que de novo o projecto está já em fase avançada para aprovação junto da Comissão de Coordenação Regional.

É pois de esperar que a população avance, agora que considera que afinal a Câmara não é tão assim... uma pessoa de Bem com acções não tão inócuas e certamente bem diferentes daquelas que usaram em 2000, até porque muitos foram importunados nas suas vidas e prejudicados pelo facto de terem participado em acções civicas em defesa de uma àrea verde importantissima para o equilibrio ecologico do concelho , houve cidadãos ameaçados e coagidos das mais diversas formas a lembrarem que Portugal tem muito a caminhar como Estado de direito e a força que domina a Margem Sul, muito a aprender no campo do comportamento democrático e do cumprimento da lei...pelo que se esperam dias animados lá para o Seixal