Nasce este blog no dia 25 de Abril por uma grande causa e dois acontecimentos fortuítos, a leitura do Boletim Municipal do Seixal neste dia e o facto estranho de terem utilizado este fim de semana prolongado para desmatarem uma grande zona de pinhal que desde 2000 tem sido defendida pela população desta povoação do concelho do Seixal.
Do Boletim Municipal uma curta linha no meio de toda uma página referindo lacónicamente estar em consulta pública o processo 2/M/00, Plano de Pormenor da Flor da Mata.
Este pinhal do Concelho do Seixal está desde 2000 sob a ameaça de ser destruído e de nele avançar mais uma frente de betão, frente de betão essa que destruirá um importante pulmão do concelho, um pinhal que está protegido no Plano Director Municipal do Seixal.
Tem atrás de si a agravante de que o tipo de construção pretendido para substituir a floresta protegida ser uma construção em massa e em densidade com fins de realojamento que em nada se compatibiliza com o fim e com o espaço fisico em que se pretende inserir.
Os cidadãos residentes vêm desde há uns anos a esta parte a lutar pela manutenção daquele espaço verde, na justa medida em que a autarquia pretende avançar com a sua destruição. Melhor que quaisquer palavras segue-se a publicação de documentação que atestam da luta cívica e ambiental levada a cabo pelos cidadãos de Pinhal dos Frades e Flor da Mata.
Jornal de Noticias 2 Março 2001
_______________________________________________
Outra Banda 18 Janeiro 2001
___________________________________________
Correio da Manhã 22 Nov 2000